7/10/2007

Movimentações Pedagógicas

Caros colegas,

Fui alertado para a seguinte situação pelo Secretariado do Ensino Pré-Graduado do HGSA:
- O Prof. Nelson Rocha (Regente de Semiologia Médica), após revisão do calendário de exames, chegou à conclusão que caso o exame de recurso de Semiologia Médica fosse às 17 horas do dia 20 de Julho, como planificado, iria prolongar-se até à meia-noite ou perto disso (relembro que estamos a falar de 3 frequências no mesmo dia).
- Assim, o Prof. Nelson Rocha sugeriu a mudança do horário do Exame de Recurso de Semiologia Médica para as 14horas do mesmo dia (20 de Julho).
- Como o Prof. Nelson Rocha não quer que nenhum aluno que possa ter a cadeira em atraso seja prejudicado, entrou em contacto com o Departamento de Ensino Pré-Graduado do HGSA, de forma a se proceder a uma alteração nas datas dos exames de Semiótica e Psiquiatria.

- As alterações sugeridas pelo Departamento de Ensino Pré-Graduado:
. Semiótica passaria para o dia seguinte, 21 de Julho (Sábado);
. Psiquiatria passaria para o dia 30 de Julho (data fora da época de exames, mas dada a situação de excepção, o Departamento de Ensino Pré-Graduado aprova o malabarismo).

Aqui surgem algumas considerações:
. Quanto à alteração da data de Semiótica, é pouco dramática, mas ainda assim discutível. Relembro que no dia 24 há frequencia de Terapêutica e que esta questão já foi discutida em "reunião de rotação", tendo sido mais menos consensual que o melhor era fazer o exame no dia 20.
. Já em relação a Psiquiatria, a mudança sugerida é categoricamente inaceitável. A data sugerida (30 de Julho) é fora da época de exames, e corresponde a uma data em que vários colegas já contactados têm viagens marcadas.
. Deve haver o máximo de respeito possível pelas datas já marcadas.

Relembro que os principios que aplico a esta questão são muito simples:
- A prioridade é o respeito pelo calendário já estabelecido;
- Deve ser previligiada a harmonia entre a distribuição dos exames das diferentes cadeiras do 4º ano;
- Articulação com exames de anos anteriores deve ser feita só com carácter de excepção e nunca levando a mudanças tão radicais como as sugeridas - está em causa um principio de autonomia, paridade e, claramente, prioridade.

As decisões relativamente a estas questões têm de ser tomadas nos próximos dias, e de mim é esperada uma opinião/posição (com uma ajuda do pessoal da Comissão e do João Canha, que já cravei para vir lá comigo) por isso agradeço que comentem o post, ou contactem para tiagoscosta@gmail.com / 916503991.

Abraços e beijos,

O Representante do Curso 03/09 na Comissão Pedagógica do HGSA,
Tiago Costa

8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Caro colega! Como referes e muito bem a prioridade é para as datas jáplaneadas e acho que a esta altura do campeonato questões de alterações de datas de exames já nem se deviam colocar. mas, o Dr. Nelson como uma mente iluminada que é, teve que vir tomar uma posição que para ter em conta talvez uma pessoa do 4ºAno (sim pk a grande maioria que vai ter exame de semiótica agr e que tinha Semiologia em atraso já a fez agr em época normal ex. Mauro, Liliana...)e esta mudança vai atingir todas as outras pessoas desta rotação que não têm nada a ver com a semiologia. E outra coisa a semiologia não tem nada a ver com o 4º Ano, peço desculpa aos meus colegas que ainda não a fizeram (que penso que da nossa rotação jánão seja nenhum), mas estes são os males de se deixarem cadeiras em atraso. A prioridade deve ser então para a data jápalneada visto que uma alteração afecta muita gente da actual rotação.
Rui Oliveira

6:37 da tarde  
Blogger Sílvia disse...

Anteriormente foi dito que era impossível mudar o exame para dia 21, facto q mudou. Penso eu... que não sou a única a querer essa mudança, pois ficavamos com mais tempo para semiótica do que para terapeutica(toda a gente já viu a matéria - mini testes)...
Além disso, para semiótica temos de entregar o trabalho, sob pena de não pudermos ir a setembro ou ver-mos a nota diminuida consoante o atraso da entrega.
Se for a única a querer a mudança para dia 21, é óbvio que não se muda e falo pessoalmente com o prof nelson.

7:53 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

por que não propor ao dr. nelson que mude a data do recurso de semiologia para os alunos do 4.º ano tal como abriu uma excepção na altura da primeira freq fazendo 2 exames em datas diferentes?
parece-me uma hipótese mais viável, mais simples e que mexe com menos pessoas!

8:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu sou da opinião que não interfere assim tanto (como estão a querer fazer parecer) mudar a data de semiotica. Há que haver um bocado de solidariedade entre colegas!!!!!!!! Por mim muda para 21.

Ana Cristina

9:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Como já havia dito anteriormente, prefiro dia 21 para semiótica...!Penso que o drama de alteração nesta altura do campeonato não é assim tão grande...!
Bom estudo para todos!!
Sílvia Sacramento

11:01 da tarde  
Blogger Fernando Monteiro disse...

Qto à minha opninião penso que já é conhecida...há uns dias pensou-se nesta possibilidade de fazermos exame de semiotica no sábado (dia 21), que não foi discutida pela inexistência de sala...agora que é possivel, acho que deve voltar a ser abordada. Recordo que qdo a anterior reunião foi realizada n havia a confirmação da data da freq de terapeutica (pensava-se q seria dia 23), o que pode ou não ter influenciado a votação. Sem dúvida que a minha opinião tem em consideração o facto de semiologia ser dia 20, mas tb tem em conta que a alteração nao faz perder a equidistância dos exames (mantem-se o minimo de dois dias, só que para terapeutica)...outro factor é o trabalho de semiotica...bem , nao vale a pena dizer mais, uma vez que apenas uma reunião de todos com decisão democrática validará uma possivel alteração!bom estudo!

2:07 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

realmente adiar um dia semiotica n traz grandes transtornos, mas adiar psiquiatria 10 dias é bem diferente... eu n concordo!
além disso essa proposta já tinha sido falada entre a rotação de especialidades anteriormente e não foi aprovada, suponho k não vai ser agora k vai ser...
Eva Gomes

11:30 da manhã  
Blogger SofAia disse...

Não concordo em mudar a data do exame de psiquiatria por todas razoões citadas pelo tiagos - ha pessoas que já têm viagens programadas, é fora da época normal de exames. Uma alteração desta iria afectar algumas pessoas desta última rotação de especialidades pelo k já pudemos comprovar quando esta questão surgiu há uns tmepos atrás.
Beijos

2:51 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial