8/07/2008

Inscrições nas turmas - informação site icbas

Segundo o site do ICBAS, as inscrições para as turmas do 6º ano realizar-se-ão no dia 10 de Setembro, no Secretariado do Ensino Pré Graduado do Ex-CICAP.

Nota:
"Apenas serão aceites as inscrições realizadas pelo próprio ou seu representante legal. Não serão permitidas inscrições a estudantes com disciplinas em atraso (6º ano). Não serão permitidas inscrições condicionais. Não estão autorizadas trocas à posteriori.
ocumentos necessários: Bilhete de Identidade e Ficha do Aluno

O sorteio das áreas, realizar-se-á na sexta-feira (12 de Setembro) às 14h no Ex- Cicap.
Os estudantes do 6º. Ano, no acto de inscrição na turma, terão de indicar por ordem preferencial, 4 (quatro) opções de escolha, para as Disciplinas Opcionais. O critério de seriação para as estas disciplinas será a média ponderada, das classificações obtidas até 31 de Julho, às disciplinas de Semiologia Médica e Cirúrgica I e II, Medicina I e Medicina II. Para as notas lançadas após esta data será considerada a classificação de 10 valores.
As disciplinas e o número de vagas por cada disciplina, serão divulgados na 1ª. semana de Setembro. "

34 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Média ponderada?como assim?
È para se considerar as unidades de credito?

Obrigado

2:48 da tarde  
Blogger Luís Sá e Castelo disse...

eu suponho que seja isso que eles querem dizer com o "ponderada"... que não é a aritmética.
Nao me ocorre mais nada se nao as unidades de credito com que eles possam "ponderar" as medias.
Mas va-se lá saber...
No inicio de Setembro vamos tirar isso a limpo.

7:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

tal como o tiago leonor tb não anulei a microbiologia geral e gostava de saber em que situação isso ficou; como e quando podemos resolver essa questão?

2:45 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A ficha de aluno é para imprimir a partir da página do aluno???

1:16 da tarde  
Blogger Luís Sá e Castelo disse...

Tanto quanto sei, serão uma minoria as pessoas que anularam a matricula a microbiologia.
E, muito sinceramente, não sei sob que orientação e porque é que o fizeram.
Não houve nenhuma informação oficial publica quanto a esse assunto, pelo que ninguém poderá ser prejudicado.
Sabemos também que esse assunto foi discutido entre a AEICBAS e o Prof. Amaral Bernando, e que o ensino pré graduado tinha total desconhecimento sequer da possibilidade da microbiologia substituir cadeiras opcionais, muito menos de burocracias envolvendo anulação de cadeiras.

Uma vez que as informações passadas na secretaria nem sempre sao confiaveis, pedia às pessoas que ANULARAM MICROBIOLOGIA, que nos expliquem porque o fizeram e sob que orientação, a fim de todos percebermos o que deveriamos ou não ter feito.

Ainda assim não me preocuparia muito com isto...

1:30 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Em resposta à duvida relativa à ficha de aluno a apresentar na inscrição no 6º ano, o Provedor vem informar que NÃO SERVE a mera impressão da ficha de aluno no site do Icbas.
O Provedor, após contacto com o departamento competente, teve acesso às seguintes instruções ( a serem brevemente disponibilizadas no site da nossa escola ):
A Ficha de aluno tem de ser reescrita no Microsoft Word 2007, com o tipo de letra Trebuchet MS, tamanho 11, espaçamento entre linhas 1,3 e margens de 2,5 cm.
O nome do aluno deve constar do canto superior direito, escrito a maiúsculas com as consoantes a azul e as vogais a amarelo.
O símbolo do ICBAS deve aparecer centrado na folha, em marca de água a 23% com tons sépia.
No final, não esquecer de imprimir em impressora a Cores e autenticar o documento com a assinatura do encarregado de educação (não servem irmãos mais velhos).

PAA - Sempre ao vosso dispor.

2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Provedor, não querendo desautorizar, vem corrigir uma informação que foi aqui veiculada relativa à Ponderação da média para acesso às cadeiras opcionais.
O Provedor, após uso dos seus contactos privilegiados junto dos departamentos competentes, constatou que a ponderação da média não será feita em função das ECTS, mas em função da longevidade dos bisavôs paternos. Como tal, será indispensável a apresentação dos respectivos certificados de óbito no acto da candidatura às disciplinas opcionais.
Mais uma vez, sem querer censurar, alerto para o facto de que Inventar é a pior coisa que um médico pode fazer!! Pelo que é grave ter sido aqui dito, ainda que não taxativamente, que a média viria a ser calculada com base em unidades de crédito.

PAA

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Caros alunos,
Após leitura atenta dos contributos do Provedor dos Alunos, que aproveito para felicitar e cumprimentar, tenho o seguinte a acrescentar:

- Dados os recentes desenvolvimentos do Curso de Medicina na Universidade do Algarve (UA), amplamente divulgados na comunicação social, os estudantes devem, no verso da ficha de aluno, escrever uma pequena dissertação (cerca de 150 palavras) sobre as suas motivações, dúvidas e anseios relativamente à profissão médica - é de bom tom repetir com alguma determinação a palavra “vocação”, deixando transparecer uma certa queda para o exercício da Medicina Geral e Familiar;

- Estando já definida uma versão geral do plano de estudos para o Curso de Medicina da UA (1 + 3 anos, sendo o primeiro propedêutico e os restante clínicos), e, dada a duração de 6 anos dos Mestrados Integrados, convém esclarecer as seguintes situações:

- Os estudantes, que ao longo do seu percurso de busca da vocação médica, frequentaram durante 3 ou mais anos uma licenciatura da área da saúde (que não a antiga “Licenciatura em Medicina”), devem procurar junto das Instituições do Ensino Superior pelas quais transitaram em deriva vocacional, provas do seu aproveitamento. No caso de os cursos estarem já homologados a Bolonha, as unidades de crédito obtidas (ECTS), após aprovação do Conselho Pedagógico (CP) e desde que em número igual ou superior a 70, dispensam a frequência do 6º ano.

- A permuta de ECTS para equivalência ao sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina, pressupõe por parte do aluno um compromisso de honra para apenas concorrer a Medicina Geral e Familiar no concurso nacional de acesso à especialidade.
O ano sem aulas de que os estudantes beneficiam ao abrigo do programa de troca de ECTS, deve ser preferencialmente usado a ler livros do Júlio Machado Vaz para melhorar o vocabulário “empático-cool” e em contacto com a população nas salas de espera dos centros de saúde (o módulo de “sala de espera de centro de sáude” fica dispensado caso o estudante tenha frequentado enfermagem no seu processo de busca da vocação médica).

- Em alternativa, o estudante pode candidatar-se em tempo útil ao programa Erasmus, talvez numa cidade do Sul de Itália ou do Interior Brasileiro - a este programa vamos chamar troca de ECTS por acção humanitária; o moreno que os alunos apresentarem no fim da comissão, deve ser justificado como consequência de trabalho de campo, no âmbito da prevenção primária junto das populações mais desfavorecidas - a retórica a adoptar, dependendo dos gosto, pode variar entre o “Médico Missionário em busca da vocação, e porque não no Brasil onde também andaram muito missionários quando esta era uma grande nação”. Em alternativa, e para aqueles de inclinações mais terrenas, podem procurar inspiração nos tempos dourados do nosso CDS-PP, quando o menino Paulo andava pelas feiras deste pais a salvar o povo do nacional socialismo - se um deputado pode justificar tais atitudes com vocação política, o estudante de medicina pode justificar com vocação médica.

Com os melhores cumprimentos,
OES - MCTES

3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu anulei a disciplina de micro geral do 1 ano, na sequencia de uma informaçao que apareceu no site do icbas, em que diziam que, caso nao se anulasse, a cadeira substituiria a opcional do 6 ano. nao percebo esta falta de comunicaçao, mas considero que isto é muito grave. agradecia que se tentasse perceber o que se passa!obrigada
joana santos

12:43 da manhã  
Blogger OliPedro disse...

gostaria que me esclarecessem a existencia de 2 opcionais nas rotações de sexto ano, tendo em conta que no nosso curriculo e no plano oficial do mestrado integrado em medicina disponibilizado no site do icbas so refere a necessidade de realização de uma opcional.
Pedro Oliveira

12:24 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sobre a anulação de microbiologia geral essa informação estava no site do icbas e também foi divulgada no blog da comissão 05-11 (http://medicina05-11.blogspot.com/2007/12/anulao-da-disciplina-de-microbiologia.html).
Para além disso, se virem o plano de estudos do mestrado integrado em medicina no site do icbas podem ver que microbiologia geral não faz parte do nosso plano de estudos.
A questão é se quem não anulou a cadeira de microbiologia pode se inscrever numa opcional ou se fica com a opcional feita com a nota de microbiologia (como foi noticiado há uns meses).

Continuação de boas férias
Ana Freitas

12:56 da tarde  
Blogger Luisa Sampaio disse...

O documento onde está o assunto referente a situação de microbiologia geral do primeiro ano teve transcrição integral para o site do icbas no início do ano lectivo 2007/08.
Actualmente, uma vez que já não se encontra no site do icbas, pode ser consultado na secretaria do icbas.

1:15 da tarde  
Blogger Inês disse...

eu nao percebo esta falta de comunicaçao entre o icbas e o pre-graduado...na altura em que foram publicadas as equivalencias relativas a implementaçao de bolonha, a associaçao de estudantes informou-me que a anulaçao da disciplina de microbiologia medica seria feita no acto de inscriçao no 6º ano, caso optasse por fazer uma disciplina opcional!

1:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu obtive a mesma informação que a ines ferreira...em que ponto ficamos??Quando se anula micro geral?É para fazer 1 ou 2 opcionais??

12:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Acho que é maior o nº de alunos que não anulou micro geral do que os que anularam daí ser importante tentar resolver esta situação...

12:58 da tarde  
Blogger Inês disse...

por aquilo que foi publicado no site do icbas nao é dificil de perceber que nunca se falou em duas opcionais!!! na altura, o que foi publicado era que quem quisesse anular micro teria que fazer a opcional. para os que optassem por nao anular, a nota de micro funcionaria como a nota da opcional. nem no nosso horario seria possivel incluir duas cadeiras opcionais!
isto foi a informaçao publicada pelo icbas ha uns meses...em ultima analise o "órgao maximo" é mm o icbas! nao???
para alem do facto que nao andamos a fazer cadeiras para deitar ao lixo!!

2:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pelo que foi dito anteriormente por vários colegas deduz-se que QUEM NAO ANULOU MICRO FICARÁ COM ESSA NOTA E QUEM ANULOU TERÁ OBRIGATORIAMENTE QUE FAZER OPCIONAL.é isto que se passa? ou agr temos a possibilidade de anular e fazer opcional?ou nao anular e fazer na mesma??
Sei que estamos todos em periodo de ferias mas este assunto é de extrema importancia pelo que se espera um esclarecimento em breve.

Obrigado

11:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Segundo informação da secretaria de alunos do ICBAS, quem não anular a micro geral fica com essa nota na cadeira opcional, uma vez que a micro dá equivalência. Quem decidir anular tem q fazer a nova cadeira.
Só poderemos fazer UMA cadeira opcional.

12:35 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

ainda é possivel anular a cadeira de micro geral?a opcional vale 5 creditos mas isso equivale a qtas horas semanais?ou sera um estagio de 30 dias..mantendo a coerencia do estagio equivalente ao mestrado???

12:59 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ainda n consegui perceber qual a lógica de ter que anular a cadeira de micro geral para poder fazer a cadeira opcional!!! pq é q eu n posso fazer a cadeira opcional e manter a cadeira de micro?? afinal eu tive um semestre de aulas e tive q estudar para a fazer!! n tem lógica nenhuma eu ter q anular uma cadeira já feita mesmo q n sirva para nada no currículo actual! Qual o problema de chegar ao fim do curso com uma cadeira a mais?
Assim, tal como alguns já perguntaram, é absolutamente imprescindível anular a cadeira de micro pra fazermos a opcional?

11:57 da tarde  
Blogger rerc disse...

ola a todos!
Apenas quero dizer que na altura que pedi a anulacao da cadeira de microbiologia me foi dito que, independentemente de a anular ou nao, teria obrigatoriamente de fazer a cadeira opcional do 6 ano e de obter classificacao positiva. esta informacao foi.me cedida pela funcionaria da secretaria...

Cumprimentos do medio oriente
Ruben Coelho

1:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Segundo o DEP todos têm de fazer 1 cadeira opcional!
Nenhum aluno deixara de fazer a cadeira opcional por nao ter anulado microbiologia.

Se algum problema houver, será com os alunos que efectivamente pretendam ficar com a nota de microbiologia e não fazer a cadeira opcional.

11:12 da tarde  
Blogger sérgio f. disse...

isso vai contra a informação dada na secretaria, que considera que em virtude do esforço tido com a disciplina de Microbiologia Geral no 1º ano, esta entrará como cadeira opcional dado não estar incluída no novo currículo.

o DEP deve estar a "inventar" mais uma vez.

9:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sendo assim, quem n anulou a cadeira de micro e quer ficar com a nota da opcional, o que faz? Em quem acreditar??
Já era altura de termos respostas seguras!

9:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

As matriculas serão feitas no dia 10 a k horas?e dia 12 é necessária a presença de todos os alunos ou não?

Obrigado!

2:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Saudacoes caros colegas!

Foi já dito que seria apresentada uma lista de temas para a monografia. Gostaria de saber como se procedera à seleccao dos mesmos. Será fundamentada em critérios como a média ponderada ou no criterio absurdo do primeiro aluno a conseguir falar com alguém responsável?

Obrigado

Tiago Leonor

12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

OLá a todos!
até k horas é k se podem fazer as inscrições?
temos d tar presente na 6s feira?
como anda a hx d micro geral?é pa anular ou não?

10:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

e a historia da avaliação? smp vao ser como ficou decidido na RGA?

11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

alguem sabe dia 10 a que horas são as inscrições?

11:46 da tarde  
Blogger Unknown disse...

caros colegas,

é veridico! na inscrição on line não é possível selecionar todas as disciplinas porque o sistema diz que temos 5 créditos a mais! ora bem, por favor, alguém que me elucide! :)

Obrigada

9:13 da tarde  
Blogger Luís Sá e Castelo disse...

Quanto às inscrições, o Prof. Eduardo foi avisado desse problema informatico e prometeu que ía resolver o problema na proxima 2º feira.

A lista de temas foi efectivamente uma intenção mostrada pelo prof. Amaral, mas nao temos mais pormenores. Vamos esperar que ele volte de férias.
Entretanto amanhã conto ter informações mais definitivas sobre microbiologia, se alguem as souber.

dia 10 as inscrições devem começar às 8:30, hora de abertura do cicap. mas se chegarmos a uma lista simples e consensual na reuniao de dia 9, nao vamos precisar stressar.

Beijos e Abraços

10:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

“Os estudantes que tenham realizado Microbiologia Geral do plano pré-Bolonha poderão aproveitar esse esforço para equivalência e lançamento de classificação na disciplina Opção do plano adequado. Caso o estudante abdique dessa equivalência, deverá declarar tal intenção por requerimento dirigido ao Conselho Directivo do ICBAS, …”

Enviei o documento integral para o mail da comissão.

3:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Assim se conclui k kem nao anulou micro geral deve faze-lo amanha para se inscrever na 4a na opcional?mas o requerimento leva "anos" a ser lido e aceite..como fazer?

7:22 da tarde  
Blogger Unknown disse...

olá! eu fui hoje à secretaria e o que me disseram coincide com a transcrição do post acima. Quanto a 4f, basta a ficha de aluno para nos inscrevermos nas turmas, não é necessário a inscrição on-line. :)

8:04 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial