6/21/2009

LIVRO DE CURSO

Caros colegas...

No nosso Livro de Curso, achamos que seria interessante incluir um texto de um professor nosso, falando um pouco do curso e como que apadrinhando o nosso fim de curso..

Ainda não contactamos ninguém mas as pessoas de que nos lembramos foram o Prof Amaral Bernardo ou o Prof Carlos Lopes.

Gostaríamos de saber a vossa opinião relativamente à inclusão do testemunho referido e também à pessoa mais adequada.

Comentem, podem sugerir outros professores.. se houver muitas opiniões teremos de fazer votação através do blog... mas esperemos que não.

Etiquetas:

24 Comentários:

Blogger Miguel Costa disse...

rogerinho de histologia!
de facto o melhor professor que tivemos...dispenso amaral bernardo!

2:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Concordo com o Rogerinho.

12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu voto no amaral bernardo. para o bem ou para o mal, sem a minima duvida, foi o professor mais presente em todo o curso. Claro ha outros prof que gostamos mais individualmente, mas creio que o prof amaral bernardo sempre mostrou a dedicaçao ao ensino e aos alunos. Quem ja passou por medicina este ano, na ultima reuniao de cada rotaçao (em que ele divulga as notas) ele mostra todo o orgulho que tem em nos, quase so lhe falta chorar.
Eu prefiro ter uma dedicatoria do prof Amaral a ter de um outro prof qualquer.

Bruno Gonçalves

12:54 da tarde  
Blogger Inês disse...

Bruno, desculpa-me mas tenho de discordar completamente contigo. De que me serve que ele chore na última aula quando passa o resto do curso todo a tratar-nos abaixo de cão (aliás, como faz com toda a gente)???

Discordo com o Prof. Amaral Bernardo, tanto a ideia do Prof. Carlos Lopes como a ideia do Prof. Rogério parecem-me bem (até porque o prof. Rogério vai reformar-se este ano, tenho a certeza que ele adoraria o "convite").

Luciana, não há mesmo a possibilidade de ser mais que um a escrever, caso estejamos na dúvida entre dois?

Beijos

2:42 da tarde  
Blogger Ricardo Oliveira disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:51 da tarde  
Blogger Ricardo Oliveira disse...

também voto no Amaral Bernardo,
acho que é o único que teve um papel preponderante no nosso curso
quer gostemos ou não da sua personalidade, sempre demonstrou um entusiasmo enorme pelo ensino


teria muito gosto que fosse ele a escrever, foi uma figura única no nosso curso

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Voto no professor Neves!
O professor, este ano, mostrou-se profundamente desiludido por nenhum aluno lhe ter pedido para assinar as fitas!

7:00 da tarde  
Anonymous sergio f. disse...

concordo com a ines, nao encontro ligaçao entre o professor mais influente do curso e aquele a quem deve ser dada a honra de escrever a dedicatoria. a construçao de um modelo de ensino contra tudo e contra todos muito dificilmente seria de louvar, e neste caso (mais uma vez) se provou os problemas internos do ensino médico no ICBAS por nao existir entendimento entre partes. obviamente, os prejudicados fomos sempre nos.

por outro lado, e apesar de "soar" injusto, acho mais logico um pedido a qualquer professor do ciclo clinico, sem grande fundamentaçao para tal escolha.

9:22 da tarde  
Blogger Unknown disse...

E que tal escolhermos um professor do ciclo básico e um do ciclo clínico?

9:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Se podermos pedir a dois professores para escreverem, faria sentido pedir a um do ciclo basico e outro do clinico.
Neste caso, o professor rogerio e o professor carlos lopes.

9:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu pedia ao Prof Nelson Rocha. É um optimo professor e semiologia é o cadeirão do curso.

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sendo possível escolher dois, concordo com a ideia de um ser do ciclo clínico e um do ciclo básico.

Para o ciclo básico concordo com a escolha do prof. rogerio. Para o ciclo clinico discordo da ideia do prof. amaral e nem é preciso explicar o porquê, é demasiado evidente!!!

Diana Freitas

10:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

parece-me evidente discordar do prof carlos lopes, nao é por ser director de curso uns meses antes de nos formarmos que o qualifica para escrever no nosso curso. Quanto ao prof nelson rocha, por muito simpatico que seja, creio que nao marcou os nossos anos de faculdade.
O prof neves ate me parece boa ideia, contudo prefiro o prof amaral. A dedicaçao e a avaliaçao final de uma pessoa nao depende so do resultado final (ou seja, as coisas ate correram mal com o prof amaral); por lugar comum que seja, as intensoes contam e eu sempre vi no prof amaral vontade e intensao de melhorar e apoiar os alunos. Creio que a simpatia nao é qualidade suficiente para se escolher o prof a escrever no livro

bruno goncalves

6:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nao me parece que tanto o Prof Nelson como o Prof Rogerio sejam professores conhecidos por simpaticos, mas sim por saber ensinar, que é a mais importante das qualidades que devem ter.

6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

concordo que sao optimos professores, alias considero o prof rogerio o melhor prof do curso. Mas o prof rogerio chegava, dava a sua aula e ia embora, nao teve qualquer papel importante na construçao do curso (por muito mal de esteja), do mestrado (por terrivel que seja), nao dispendeu tempo extra nenhum para o ensino e para os alunos.

bruno gonaçalves

6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Saudações,

estando a discussão tão acesa e n vendo um nome (para mim) incontornável na minha ( e julgo que vossa) formação, atrevo me a sugerir o prof Tojal!

É de longe (na minha opiniao) o melhor pedagogo do corpo docente...tem orgulho na casa e faz de nos alunos diferentes na área que lhe compete.

Nem todos gostamos de pediatria é certo...mas julgo que se as restantes valências tivessem a qualidade e a elegância do ensino do Prof. Tojal todos estaríamos um bocadinho (sendo modesto) mais perto do que é realmente ser clínico!

Só a ele ouvi dizer que havia que ter orgulho em ser aluno da casa, só a ele vi fazer para que o sentissemos!

É só a minha opinião!


Tiago Leonor

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Concordo com o Prof Tojal

7:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ah e tal já agora lembram-se das simpáticas profs de química das teoricas e das práticas...saudades da simpatia daquelas senhoras...ou então alguem das muito uteis cadeiras de saúde comunitária...esperem ou será alguem que nos tenha ensinado fisiologia...pois encontrar alguem que nos tivesse ensinado isso seria complicado...ou então alguem da comissão do exame de especialidade que era os exames de semiologia de 3º ano...esperem 4º e 5º ano houve cirúrgia aqui no icbas? só se as paredes da enfermaria ou as cadeiras de espera...servissem de profs...e nem se fala da organização exemplar de todo o curso com a cereja em cima do bolo com a tese de mestrado as confusões de opcionais etc etc...fazem agora guerra para escrever num livro que irão mostrar aos vossos netos de alguem q vos marcou no curso...tirando quem estivesse na mesma situação que nós e que nos ajudou...não me lembro de ninguem em especial...afinal somos os eternos «azarados» de ter o novo curriculo...e a geração negra deste instituto...mas claro passar uma borracha bem grossa por cima de 6 anos às vezes é menos «penoso» do que admitir que foram essas pessoas das «chefias» as responsáveis pelo brilhante aproveitamento pedagógico que nós tivemos ao longo destes anos, a exemplar organização deste instituto em geral e em particular do novo curriculo...se chegar à velhice a página que dedicarei a essas pessoas seria uma página negra da qual felizmente retiraria os nomes de alguns assistentes que não têm culpa dos males do «sistema»...e por fim um muito obrigado em meu nome e penso que dos muitos que estragaram muitas horas de estudo para o exame de especialidade...cabelos e paciência...a estudar para estes exames de cadeiras de 6º ano que alguem algures no tempo tinha aprovado que não deveriam existir...enfim boas sortes para o futuro e rezemos para que ninguem dessas extraordinárias pessoas não nos caía a frente...porque aí sim será um aluno do ICBAS o 1º a chegar-se á frente para fazer suporte básico de vida que todos nós aprendemos logo no 1º ano de faculdade...

1:09 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

é tao fixe poder desabafar sem ninguem saber quem sou :) melhor do que pagar a um psicologo

anonimo27

12:32 da tarde  
Blogger OliPedro disse...

atrevo-me a sugerir o prof Artur Águas, ele teve presente em vários anos do curso, tinha uma palavra a dizer no conselho directivo. Era o professor de uma das cadeira básicas do curso e fê-lo de uma forma pedagógica. Se formos escolher alguem que represente a pedagogia e o empenho na construçao do curso acho que poderíamos pensar no Prof. Águas.

Pedro Oliveira

9:24 da tarde  
Anonymous sergio f. disse...

julgo que os professores mais carismático do nosso curso são, realmente, Prof. Júlio Machado Vaz, Prof. Rogério e Prof. Artur Águas... não por uma questão de simpatia, mas por uma questão de referência. por muito compentente que o Prof. Amaral Bernardo seja enquanto clínico, a sua capacidade de trabalho em equipa (que pressupõe a não existência de hierarquias rígidas) não é suficiente para que o mesmo seja um bom pedagogo. não é, seguramente, o tipo de médico que pretenderei ser.

10:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá!!!
Concordo com a escolha do Prof Rogério ou do Prof Artur Águas.
Nunca consideraria o Prof Amaral Bernardo "PADRINHO" de CURSO...
Rita Massa

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

AO ANONIMO: Não sendo este espaço um centro de ajuda espiritual, seria útil dar o seu contributo de modo positivo.
Essas criticas que anonimamente teceste entristecem-me por achar que até tens razão. Mas entristecem-me também porque só faltou dizer que nós de médicos não temos nada e andamos aqui a ser enganados e a enganar toda a gente. Assim deduzo tal como tu ironicamente, que no fim deste ano vais ingressar novamente no 1º ano de uma outra faculdade de medicina do país para aí sim aprenderes alguma coisa... porque aqui não te fizeste médico e não queres enganar os doente...

1:24 da manhã  
Blogger Miguel Costa disse...

e que tal um livro de curso nosso e dp o livro de curso dos nossos professores c as respectivas caricaturas?havia de ser bonito o rogerinho caricaturado!beijos e abraços e decidam-se;)

2:55 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial